Aniversário de Zé Guerra

Este mês de março trás um dia especial, pois é na data (06/03/1949) em que nasceu o poeta José da Guerra Dantas, o Zé Guerra. Estaria completando 72 anos de idade, mas a fatalidade nos privou de sua presença. Para comemorar esta data especial resolvemos postar as fotos dos seus instrumentos de trabalho, instrumentos estes que garantiram o sustento do poeta e de sua família. Sua viola está guardada na casa de sua família em Presidente Dutra no Maranhão. Zelada por sua viúva dona Raimundinha, se encontra preservada na capa para que o tempo não a destrua. Permanece dependurada na parede exposta como um troféu.

Foto: Fontenele Gomes e Zé Guerra em Santarém - PA

 


 Viola Del Vecchio



 Esta viola tem muita história para contar.
 Dona Raimunda exibe com saudade a viola do seu amado esposo, pois quando pega no instrumento com certeza a memória de seu saudoso companheiro reascende em sua mente.



 Abaixo as fotos de sua velha máquina de escrever, foi nesta maquina velha que o poeta escreveu muitas de suas canções e a dos seus companheiros para que pudesse manter ativa a memória das canções da poesia popular nordestina.





*Fotos e texto: Marcos Aurélio

Comentários

Postar um comentário