Poesias de Mandacaru (Zé Vieira)

Eu com quinze de idade
Ela com quase quarenta
Linda bela mais isenta
Não sabia da verdade
A minha insanidade
Meu desejo de te amar
Sem coragem pra falar
A razão do me encanto
Meu coração bateu tanto
Que eu parei pra não
parar.


Cortei capim para a vaca
Tomei banho de açude
Brinquei de bola de gude
Descasquei manga de faca
Fiz cerca de vara estaca
Cerquei roça pra plantar
Também ajudei cavar
Poço açude e cacimbão
Quanto mais canto sertão
Mais tem sertão pra a cantar.


Não quero ouvir alarme
Do radio despertador
Quero calma no setor
Para dormir ate tarde
Não quero ouvir alarde
De motor e de buzina
Nem sirene de usina
Nem barulho do metrô
Nem do treco voador
Que a polui e contamina.


Mandacaru do serrado
Apesar de ter espinhos
Alimenta os passarinhos
Com seu fruto adocicado
Também serve para gado
Se não chover no sertão
Úma fonte de salvação
Porque é verde não seca
O Sertanejo sapeca
Corta pra fazer ração.


Mandacaru do serrado
Apesar de ter espinhos
Alimenta os passarinhos
Com seu fruto adocicado
Também serve para gado
Se não chover no sertão
Úma fonte de salvação
Porque é verde não seca
O Sertanejo sapeca
Corta pra fazer ração.


Meus colegas obrigados
Por comentar todo dia
Desejo paz e alegria
Um dia bem sossegado
Mando abraço apertado
Para os colegas e irmão
Que curte um violão
E admira a cantoria
Vamos beber poesia
Na cacimba do sertão.



Vamos passear na mata
Florescida do sertão
Ver rachaduras no chão
Numa roça de batata
O som grave da cascata
Na pedreira da nascente
O sol dourando o poente
Se despedindo do dia
Vamos beber poesia
Na cacimba do repente


Tenho gravado na mente
Do bom tempo que passou
Cenas que o tempo gravou
De um passado excelente
Meu sertão antigamente
Muito bom pra se morar
Não tinha o que mostrar
Só bichos matas e chão
Quanto mais canto sertão
Mais tem sertão pra cantar.


O Som de um violão
O aboio de um vaqueiro
O solar de um violeiro
Cantando a sua canção
Valorizando seu chão
Sua gente o seu lugar
Da pra ver no seu cantar
Como é grande sua paixão
Quanto mais canto sertão
Mais tem sertão pra cantar.



EU NASCI NO CEARÁ
MAIS SOU MEIO PIAUI
O MEU PAI NASCEU AQUI
A MINHA MÃE NASCEU LÁ
QUANDO EU VOU VISITAR
OS PARENTES CEARENSES
VOU TAMBEM AOS PIAUENSES
POR QUE ADORO OS TAMBEM
IGUALMENTE EU QUERO BEM
OS TAMBEM AMAZONENSES.
MANDACARU

Comentários